Disciplina - Cinema

Cinema Paranaense - 5a. época

A QUINTA ÉPOCA 2003 -

Com a evolução dos equipamentos e entrada do cinema digital, os custos de produção diminuem. Com isso, problemas como distribuição e circulação dos trabalhos, devem ser superados, senão em todo, mas em parte, principalmente com o uso da Internet. (ALVETTI, 2005)

Segundo Alvetti, pela primeira vez registra-se mais curtas-metragens de enredo do que documentários e vários longas-metragens estão sendo realizados. Nos anos 2000, o Paraná registrou cerca de vinte trabalhos em cinema por ano. Mas ela admite:

Reconhece-se a identidade do cinema curitibano predominantemente voltada ao cinema documentário e ao curta-metragem - uma produção artesanal, carente de condições de mercado, canais de distribuição e exibição e, conseqüentemente, visibilidade e reconhecimento do púbico. (ALVETTI, 2005:13)

Mesmo com tantas dificuldades nunca se fez tantos longas-metragens no Paraná como hoje. Isso pode ser observado pelo número de produções em andamento no Estado – até o momento 16 estão em processo de produção, finalização, em exibição nas salas de cinema e circuitos alternativos ou em fase de lançamento. Entretanto, se comparado com grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, a produção local não é muito expressiva.

3º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho Fonte: ALVETTI, C. Cinema do Paraná - elementos para uma história. In: , 2005, Novo Hamburgo. GT de História da Mídia Audiovisual, 2005.

 

Recomendar esta página via e-mail: