Disciplina - Cinema

Leitura de Imagens

Ler uma imagem é tirá-la de sua imobilidade para devolver-lhe a pulsação. Cada nova leitura é uma nova interpretação, e são muitas as interpretações possíveis, porque somos diferentes a cada dia e, também, diferentes uns dos outros.
Assim, este espaço foi desenvolvido como forma de subsídio para que o professor conheça mais sobre a leitura de imagens, desde os elemntos técnicos que as compõem até os elementos mais subjetivos que auxiliam na interpretação.



Ícone Artigos  Artigos


A Leitura de imagens, em Artes Visuais, na Escola: o olhar e o ver do aluno da 6a. série, de Neuci Martins e Ana Luiza Ruschel.

Aprendendo com Imagens, de Isabel Martins, Guaracira Gouvêa e Cláudia Piccininni.    

Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa, de Maria Emília Sardelich.

Leitura de Imagens e a Formação de Leitores, de Lêda Maria da Fonseca.

Leitura de Imagem na Prática Pedagógica, de Daniele Rizental de Paula.



Ícone Plano de aula  Propostas de Trabalho


Leitura de Imagens
Há dois níveis de leitura da imagem: o da denotação e o da conotação. O primeiro atende a simples descrição ou enumeração dos seus elementos; o segundo é de matriz mais subjetiva, e depende do contexto, da intencionalidade ou intencionalidades com que é utilizada e das possíveis sugestões que a interpretação da imagem veicula. Na leitura da imagem são mobilizadas não apenas leituras cognitivas e culturais, mas também as afetivas ou de sensibilidade, ou mesmo psicomotoras.


Leitura e Interpretação de Imagens
Desenvolver nos alunos a reflexão, criatividade, senso crítico e a interpretação através das leituras de imagens como charges e histórias em quadrinhos. Análise de linguagens verbal e não verbal.


A Imagem como texto
Compreender a imagem como texto visual.



Ícone Vídeos Vídeo


CARMO, N. A Leitura da Imagem. Vídeo produzido pelos alunos do 4o. período de Biologia da UNIFONTES. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=U-BwFzc5i3o  . Acesso em: 12 jul. 2012.



Ícone Trechos de filmesTrecho de Filme


O sorriso de Mona Lisa




Recomendar esta página via e-mail: