Disciplina - Cinema

Cinelândia Curitibana

Trecho da Rua das Flores, em CuritibaA Cinelândia Curitibana compreendia uma área em que um complexo de cinemas foi sendo construído a partir dos anos 20, localizando-se na Rua XV de Novembro e Avenida Luiz Xavier, atualmente conhecida como Rua das Flores, entre o Palácio Avenida e o Edifício Garcez, perto da Praça General Osório.

Desde a construção do Palácio Avenida, onde se inaugurou o Cine Avenida em 1929, outros cinemas aí se instalaram, como o Ópera, inaugurado em 1941, o Cine Palácio e o Cine Odeon, e a Avenida Luiz Xavier, juntamente com o trecho correspondente da Rua XV de Novembro, ficaram então conhecidas, durante o período áureo do cinema, até a primeira metade dos anos 70, como Cinelândia Curitibana.

Na década de 1930, a Rua XV de Novembro ainda era estreita e era a via central, passagem obrigatória de todo o tráfego de veículos e de inúmeras linhas de ônibus que circulavam no sentido Oeste/Leste. A área se tornou um ponto de encontro social e cultural da época, entrando em decadência nos anos 80.

Atualmente, apesar de a área ter sido recuperada, com a restauração do Palácio Avenida, os cinemas já deixaram de existir.


Recomendar esta página via e-mail: