Disciplina - Cinema

Cine Morgenau

Foto de Jorge de Souza, proprietário do Cine Morgenau, em Curitiba, na década de 10 Em 1919, a antiga Sociedade Morgenau, especializada em promover bailes para a comunidade, nas noites em que não havia baile arrastava as cadeiras, colocava um projetor, e o salão se transformava em um cinema, um dos primeiros cinemas de Curitiba, localizado na região do Cristo Rei. Posteriormente foi vendido e construído na Rua Schiller, no Capanema.

Em 1960, os irmãos Jorge, Joaquim e Erasmo de Souza arrendaram o cinema, e sua programação incluía, anualmente, uma projeção sobre a Sexta-Feira Santa.

Em 1983, o Cine Morgenau mudou-se para o Centro Comercial Rui Barbosa e, nessa época, foi-lhes oferecido passar o filme “Garganta Profunda”, que os surpreendeu com 12 semanas de sessão corrida e superlotada, e a partir de então, passaram a investir em filmes pornográficos. O Cine Morgenau ainda sobrevive, na Rua Conselheiro Laurindo, a despeito das muitas dificuldades enfrentadas com o advento dos cinemas em shoppings.

(Foto: http://redcomfilms.blogspot.com.br/2012/03/primeiros-cinemas-curitibanos.html Acesso em 14 ago 2012).
Recomendar esta página via e-mail: