Disciplina - Cinema

Cine Avenida

Fachada do Cine Avenida, em Curitiba, na década de 10.O Palácio Avenida, atualmente sede de um banco privado, já abrigou o Cine Avenida, um dos primeiros cinemas de Curitiba.

O Cine Avenida ficava no Palácio Avenida, localizado na Rua XV de Novembro, no trecho da Avenida Luiz Xavier. O Palácio Avenida foi construído em 1929 pelo empresário Feres Mehry (1874-1946) e adquirido pelo Grupo Bamerindus em 22/02/74: foi o primeiro prédio de Curitiba construído especialmente para a projeção de filmes.

O Cine Avenida foi inaugurado em 9 de abril de 1929, sendo um dos cinemas a fazer parte da Cinelândia Curitibana. Sua inauguração se deu com a companhia "Tro-LoLó", apresentando a revista "Rio-Paris", mas a primeira exibição de cinema só ocorreu a 1º de maio de 1929, com a estreia de "Moulin Rouge", na primeira versão da novela de Pierre La Mure sobre a vida e os amores do pintor Henri de Toulouse-Lautrec.

Especializado em Westerns, o Cine Avenida teve fases de glória, mas desde a primeira metade dos anos 60 começou a ter a frequência transformada, consequência natural da concorrência de novos cinemas que se instalaram na cidade, atraindo um público mais sofisticado.

(Foto: http://redcomfilms.blogspot.com.br/2012/03/primeiros-cinemas-curitibanos.html Acesso em 14 ago 2012).
Recomendar esta página via e-mail: