Disciplina - Cinema

Cine Palácio

Facahda do Cine Palácio, em Curitiba, na década de 10O Cine Palácio funcionava no Edifício Moreira Garcez, e fazia parte da Cinelândia Curitibana, na Rua XV de Novembro, trecho da Avenida Luiz Xavier, esquina com Rua Voluntários da Pátria, juntamente com o Cine Avenida, Cine Ópera e Cine Odeon. O Cine Astor ocupou, nos anos 70, o seu lugar, mas ao contrário do Cine Palácio, tinha a entrada voltada para a Rua Voluntários da Pátria.

Construído a partir de 1926 pelo engenheiro João Cid Moreira Garcez, o Edifício Moreira Garcez foi o primeiro arranha-céu de Curitiba, com oito andares sobre o térreo, gigantesco para o ano de 1929. Seu estaqueamento foi feito com troncos de madeira e óleo cru. Em estilo art-déco, tem frisos, balaústres e grades paranistas; o local já abrigou repartições públicas, associações, escolas e a entrada do Cine Palácio, para a Rua XV de Novembro.

A construção foi restaurada em 1985, pelo Grupo Hermes Macedo, e reaberta, em 1988, como loja de departamentos, e depois como Shopping Center Garcez. Em 2003, a Prefeitura Municipal de Curitiba concedeu ao Grupo Uninter um alvará de funcionamento para uso educacional, acreditando que essa nova atividade revitalizaria toda a área da Praça General Osório. Atualmente, milhares de alunos utilizam toda a grande estrutura do prédio histórico para suas aulas de graduação e pós-graduação, aproveitando o conforto das instalações que antes eram do shopping, com escadas rolantes, elevadores e um visual belíssimo em sua arquitetura interna.
Recomendar esta página via e-mail: