Disciplina - Cinema

Cine Plaza

Cine Plaza, em Curitiba, década de 40.Na década de 40, o então imóvel da Sociedade Thalia foi vendido para a Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP), que, com um empréstimo do Banco do Estado do Paraná, inaugurou, em 1964, o Cine Plaza. Inicialmente foi planejado para ser a sede da ASPP, e as fundações chegaram a ser construídas, mas a obra foi paralisada, e a ideia de construir um cinema partiu após uma parceria com a empresa Unibrás, que finalizaria a construção com a condição de explorar o cinema por 25 anos e fixar um aluguel baseado na percentagem do custo do ingresso.

Situado na Praça General Osório, o Cine Plaza inaugurou com o filme “From Russia with Love” (Moscou Contra 007). Possuía 800 lugares e chegou a ser, nos tempos do cinema de rua, um dos campeões de bilheteria, com 20 mil espectadores por semana, além de ter, na época, exclusividade no lançamento dos filmes da Fox.

Quando o prazo do acordo venceu, a administradora da época renovou o contrato por mais 5 anos; após vencimento desse prazo, o caso foi parar na Justiça e o Tribunal de Alçada determinou reintegração de posse pela direção da ASPP, em 1998. Depois, houve um novo problema entre a ASPP e a gerência do estabelecimento, com o caso voltando à Justiça e a celebração de um acordo.

Atualmente, o Cine Plaza foi transformado em um templo da Igreja Mundial. Em fevereiro de 2007, o fim do Cine Plaza foi motivo de pronunciamento na Câmara Municipal de Curitiba, mediante a resolução da ASPP em vender o imóvel.
“Depois de uma existência de quase 50 anos, servindo à diversão de milhões de pessoas, o centro perde o seu último cinema comercial e, com ele, um dos ícones da cidade”. (Mario Celso Cunha, Câmara Municipal de Curitiba, 27/02/77).
Recomendar esta página via e-mail: