Disciplina - Cinema

Cine Lido

imagem historia cine lido

O Cine Lido foi inaugurado em 17 de setembro de 1959, com o filme "War and Peace" (Guerra e Paz), superprodução que Henry King havia dirigido em 1956, com base no romance de Liev Tolstói, com um elenco contando com Mel Ferrer e Audrey Hepburn, e trilha sonora de Nino Rota (1911-1979). "War And Peace" foi um acontecimento para a Curitiba da época; o cinema, construído por Henrique Oliva (1901-1965), era então o mais moderno da cidade.

Quando o Lido foi inaugurado, na Rua Ermelino de leão, a Avenida Luiz Xavier era a iluminada "Cinelândia Curitibana", com três lucrativos cinemas fazendo os melhores lançamentos: o Cine Palácio, o Cine Avenida (então da Empresa Cinematográfica Sul) e o Cine Ópera. O Cine Lido teve como gerente durante mais de 20 anos o sr. Zito Alves. Como O Sr. Homero Oliva, único filho de Henrique Oliva, se desinteressou pelo setor de exibição, preferindo outras atividades, vendeu-o à Condor Filmes, empresa pertencente aos irmãos hispano-baianos Verde Martinez que, posteriormente, negociaram-no com a multinacional Cinema International Corporation, representante das poderosas produtoras Universal, MGM, Buena Vista/Walt Disney Pictures, Paramount.

Em fevereiro de 1984, o Cine Lido foi reformado e, após 7 meses de reforma, do original pouco restou, apenas as paredes laterais e o teto, que foi remodelado. Além de duas salas de exibição, confortáveis e luxuosas, o projeto do arquiteto Oscar Mueller previu o aproveitamento do antigo hall para seis lojas.

O Lido I passou a ter 550 e o Lido II, 350 lugares. O Lido I inaugurou com o filme “Staying Alive” (Os Embalos de Sábado Continuam), de Sylvester Stallone, com John Travolta. O Lido II inaugurou com o filme “The Dark Crystal” (O Cristal Encantado), filme de animação, com fantásticos efeitos, realizado pela mesma equipe do "The Muppet Show".
Recomendar esta página via e-mail: