Disciplina - Cinema

Cine Luz

Entrada do Cine Luz, em Curitiba-PR.O Cine Luz foi o 2º cinema de Curitiba instalado num prédio especialmente construído para uma sala de projeção (o 1° em prédio especial foi o Avenida, em 1929), e a inauguração do 1º Cine Luz ocorreu em 16 de dezembro de 1939, com o filme de Mitchell Leisen “Midnight” (Meia Noite), de 1939, com Don Ameche e Claudette Colbert. Construído por Teófilo G. Vidal (1891-1950), na Praça Zacarias, foi alugado a Henrique Oliva (1901-1965) por cinco contos de réis por mês conforme contrato firmado no Cartório de Claro Américo Guimarães (1901-1971), a 23 de julho de 1938, um ano antes da firma construtora (Guttierrez, Paula & Munhoz) entregar a obra.

Localizado na Praça Zacarias, o Cine Luz era sempre inundado quando chovia e acabou destruído, em violento incêndio, na tarde de 26 de abril de 1961, quando exibia "O Homem do Sputnik" (1960), de Carlos Manga), com Oscarito, Grande Otelo e Norma Benguell (no início de carreira, satirizando a então famosa Brigitte Bardot).

Nos 22 anos em que funcionou, o Cine Luz exibiu milhares de filmes, especialmente as grandes produções da Warner, Columbia e Paramount, nas décadas de ouro de Hollywood.

O 2º Cine Luz, pertencente à Fundação Cultural de Curitiba e situado na Rua XV de Novembro, Praça Santos Andrade, no térreo da sede do Citibank, foi inaugurado em 1985, com duas sessões especiais de “A Marvada Carne”, de André Klotzi, e com o documentário "De Pai Para Filho"," de Vittorio Gassman.
“Nesta semana a cidade ganhou uma nova sala de exibição: o Cine Luz (Praça Santos Andrade, térreo da nova sede do Citybank), que após duas sessões especiais de "A Marvada Carne" (1985, de André Klotzi, 12 prêmios em Gramado), iniciou suas atividades com um semidocumentário interessante: "De Pai Para Filho", de Vittorio Gassman”. Aramis Millarch, O Estado do Paraná, 18/08/85
Vinte e quatro anos depois, em 11 de novembro de 2009, quarta-feira, foi exibida a última sessão do Cine Luz, que então deixou de existir:
“Mereceu um rodapé no local menos nobre do caderno de cultura. A última sessão de cinema do último cinema de rua de Curitiba. Não um cinema, não uma rua qualquer. O histórico Cine Luz da XV. Fechou as portas em 11 de novembro”. Sandro Moser, “A Última Sessão de Cinema”, 12/11/2009
Recomendar esta página via e-mail: