Disciplina - Cinema

Cine Glória

O Cine Glória, ocupando, tal qual o Cinema I, um imóvel de Rosy Pinheiro Lima, na Praça Tiradentes, foi inaugurado em 20 de junho de 1963, com a comédia de Delbert Mann “Lover Come Back” ("Volta Meu Amor"), de 1961, com Doris Day e Rock Hudson. Inicialmente com filmes clássicos como "Oito e Meio", de Federico Fellini, "Blow-Up" (Depois Daquele Beijo), de Michelangelo Antonioni, sua entrada era na Travessa Tobias de Macedo, e se constituía numa das salas mais luxuosas da antiga Empresa Cinematográfica Sul. Presidida por Paulo Sá Pinto (1912-1991), que entre o final dos anos 40 até a primeira metade da década de 60 dominava a cinematografia em Curitiba, a Sul fez o Glória surgir de uma necessidade de a empresa expandir-se com novas salas.

Com o passar dos anos, porém, o Cine Glória sofreu uma queda de programação e mudança de espectadores. Coincidentemente com a nova administração cinematográfica, aconteceram dois fatos: a programação do cine Glória começou a buscar títulos mais populares, atraindo uma faixa de espectadores de camadas humildes e que preferiam os filmes western, violência e sexo. Mesmo fenômeno comportamental que se observaria num cinema localizado há poucos metros, o Scala, na esquina da Rua Travessa Tobias de Macedo com a Rua Riachuelo. O segundo fato que, praticamente, condenou o Cine Glória, foi a reforma que fechou a entrada pela Travessa Marumbi e lhe deu acesso pela galeria na Praça Tiradentes, debaixo do sobrado em que sempre residiu a família Pinheiro Lima. Sua programação então mudou, passando a exibir filmes de ação e erotismo em programa duplo.

O engenheiro Tabajara Domit Fernandes, da construtora Tabajara, foi quem executou as obras de reforma, transformando a ampla sala em dois pequenos cinemas com 400 e 300 lugares. O arquiteto Rodolfo Doubeck Filho fez o projeto de adaptação do cinema que reabriu na noite de 25 de novembro de 1982 com os filmes “Wrong is Right” (O homem da lente mortal), de Richard Brooks no Glória I e o musical "Annie", versão do sucesso broawiniano dirigido por John Huston, no Glória II.

Em 22 de maio de 1991, o Cine Glória foi incendiado, por um grupo de marginais. No Glória I, os últimos filmes projetados pelo operador Otávio Mattos foram "Uma professora erótica "e "Extremos do sexo Explícito". No Glória II, o operador Assis Felipe, na noite de quarta-feira, 22, colocou pela última vez no velho projetor que estava no cinema desde sua inauguração as cópias de "Sedentas de Sexo" e "Taradas do Sexo". Horas depois, o cinema queimava. As máquinas de projeção e três dos filmes foram salvos.
Recomendar esta página via e-mail: