Disciplina - Cinema

Cine Rívoli

Fachada do prédio onde funcionava o Cine Rívoli, em Curitiba-PR.O Cine Rívoli foi inaugurado com o filme “Mi Último Tango” (O Último Tango), de 1960, com Sarita Montiel, então em pleno apogeu, numa produção romântica e atraindo uma platéia elegantíssima. Localizado ao lado do Museu de Arte Contemporânea, na primeira quadra da Rua Emiliano Perneta, a sua posição era privilegiada, mesmo considerando a impossibilidade de, devido à lei de zoneamento ali não poder ser erguido prédios com mais de 4 pavimentos. Foi construído pela antiga Empresa Cinematográfica Sul, grupo de exibição de São Paulo, presidido pelo milionário Paulo Sá Pinto, que durante pelo menos uma década dividida com a Orcopa e Henrique Oliva o comando dos principais cinemas de Curitiba.

Entrando em decadência, em 3 de janeiro de 1982 o Rivoli foi fechado, com a [reprise] de "A Rainha do Sadismo", pornoprodução italiana, dirigida por um ilustre desconhecido, Elias Milonaco, com um elenco de outros anônimos — Laura Genfer, Livia Russo, Gordon Mitchel e Gabriele Tinti, que foi marido de Norma Benguel. O Cine Rívoli cerrou suas portas após 21 anos de funcionamento. Atualmente, em seu lugar funciona um magazine.
”No domingo, dia 3 de janeiro, Curitiba perde mais um cinema. Após a última projeção de "A Rainha do Sadismo", às 22 horas, as portas do Cine Rivoli, serão fechadas e só voltarão a abrir para a retirada de suas poltronas e do equipamento de projeção — cujo destino ainda não foi definido, pelo sr. João Aracheski, executivo da Fama Filmes no Paraná”. Aramis Millarch, “No Rívoli, domingo, a sua útima sessão de cinema”, O Estado do Paraná, 01/01/82
Recomendar esta página via e-mail: