Disciplina - Cinema

Cine Groff

Pertencente à Fundação Cultural de Curitiba, foi fundado em 1981. A Galeria Schaffer, fundada em 1981, compreendia um conjunto de lojas, restaurantes, café, o Cine Groff, e a tradicional Confeitaria Schaffer. O Cine Groff era especializado na apresentação de filmes de arte, e seu nome foi uma homenagem a cinematografia paranaense de João Baptista Groff.

Em seus vinte e dois anos de existência, na sala foram exibidos filmes dos mais diversos cineastas do circuito chamado “cinema arte”, em sessões voltadas para um público bastante alternativo, com as antológicas sessões da meia noite, exibidas periodicamente aos sábados.

Num espaço considerado por muitos como bastante incômodo, pequeno, insalubre e, portanto, impróprio para projeções cinematográficas, o Cine Groff manteve suas atividades até o ano de 2003, quando a Galeria Schaffer deixou de ser administrada pela Fundação Cultural para se transformar em um shopping center popular, a despeito dos protestos da comunidade artística da cidade.
Recomendar esta página via e-mail: