Disciplina - Cinema

JOGOS VORAZES – EM CHAMAS

Relato: O relato é sobre uma atividade desenvolvida com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Pilar Maturana, na disciplina de Geografia. Assistimos a um filme chamado Jogos Vorazes – Em Chamas.
Professora: Aline Arana
Disciplina: Geografia

Resumo do filme
Segundo filme da trilogia Jogos Vorazes, baseado nos romances de Suzanne Collins. A história é sobre uma jovem , Katniss (Jennifer Lawrence), escolhida para participar de uma das edições dos "Jogos Vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um fique vivo. Neste segundo episódio da série, após Katniss desafiar à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de seu país.Na atualidade é cada vez mais difícil obter a atenção dos alunos para os conteúdos referentes às matérias. Os conteúdos se tornam um amontoado de assuntos defasados distantes da realidade do aluno. Sendo assim o professor sempre está em busca de alternativas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. E a interdisciplinaridade e o uso de tecnologias pode fomentar uma mudança nessa realidade a partir de novas práxis pedagógicas.
Utilizar novos recursos didáticos como a Cinema e vídeos no ensino da Geografia, auxiliam os alunos a compreender as transformações no espaço geográfico.

Metodologia

O filme foi escolhido por abordar assuntos ligados a temas discutidos em Geografia: fronteiras, uso do espaço geográfico, relações de poder e regimes totalitário.
Nas aulas de Geografia que antecederam o filme, os aluno estudaram a Guerra Fria e União Européias. Temas como fronteiras, territorialidade, regimes de governo entre outros foram discutidos.
Com a ajuda da Professora de Lingua Portuguesa que cedeu duas aulas para que o filme fosse assistido na íntegra, fizemos uma breve discussão. E foi solicitado aos alunos que comentassem suas observações e as relacionassem com os países que estávamos estudando.
A tensão entre a Capital do filme e os distritos, em um determinado momento foi comparado por um aluno à tensão entre EUA e Coréia do Norte. Proporcionando um debate muito produtivo.
Na sequência foi solicitado aos alunos que cada um assistisse ao filme, novamente, em casa e que prestasse atenção a um trecho especifico. Nesse momento foi chamada a atenção para alguns detalhes, exemplificado que existiam no filme conteúdos explícitos e implícitos. Na aula seguinte os alunos deveriam entregar um relato do que foi observado, mas antes deveriam apresentá-los.
O trecho que deveria ser comentado inicia-se a 05:54 minutos e vai até 10:16 minutos. A cena é entre a protagonista Katniss e seu Antagonista o Presidente Snow. Ela se inicia com Katniss abrindo a porta de sua casa e começando a falar, mas a irmã a interrompe e lhe diz que ela tem visitas, a cena segue a até quando Katniss fica olhando a projeção holográfica mostrada pelo Presidente Snow.

Juntos levantamos algumas questões:
a) Selecionamos três coisas que mais chamaram a atenção no trecho de filmes:
Todos do grupo perceberam a tensão na conversa entre os dois. A maioria dos alunos acharam que Katniss estava descontente, e uma outra que Katniss estava cautelosa.
O terceiro ponto, e no qual todos concordaram, foi a mensagem de que o Presidente sabe e vê tudo. E que isso fica claro quando ele mostra uma imagem holográfica a ela, e não lhe diz uma palavra.
b) Quais são as mensagens explícitas (os temas, assuntos) presentes em cada uma dessas partes do trecho de filme:
As mensagens explícitas identificadas pelos alunos foram: o Presidente Snow teme uma rebelião, pois Katniss trouxe ao povo uma esperança; o governo está pressionando Katniss para que ela encene que tudo está bem, e ela não se importa com a população dos distritos. E que o governo sabe do poder da figura de Katniss.
Os temas que mais vieram à lembrança foram a liberdade, a esperança e a revolução.
c) Quais são as mensagens implícitas (aquilo que foi dito subjetivamente, indiretamente, a “moral da história”) presentes em cada uma dessas partes do trecho de filme.
Os alunos perceberam que mesmo sem querer Katniss representa a liberdade, ela é uma líder. A luta por nossos direitos deve ser constante. E que sempre precisamos persistir em nossa busca pela justiça e pela liberdade.
Um dos alunos destacou que o filme nos faz refletir que a nossa sociedade pode evoluir para algo semelhante, onde os ricos jogam com a vida dos mais pobres. E que a vida humana está valendo, infelizmente cada vez menos. A ponto de ser barganhada em um jogo para divertimento.
d) O que nessas mensagens implícitas estão de acordo, ou não, com os valores éticos, de cidadania e de solidariedade.
As meninas destacaram que não era correto eles levarem os filhos das famílias nas colheitas para o tributo. Também não era ético e solidário segundo todos, a competição entre os distritos fazendo com que um matasse o outro, causando sentimentos de raiva e vingança.
No entanto, existe a solidariedade, a esperança que se todos se unirem podem alcançar a liberdade.
e) A quem interessa essas mensagens implícitas.
As mensagens são para que o público reflita sobre a nossa sociedade, se nós também temos certas atitudes. Elas nos deixam pensativos sobre nós mesmos e o nosso mundo.
f) Que atitude você deve tomar, como cidadão, diante dessas mensagens implícitas difundidas pela televisão.
No caso do filme os alunos identificaram que existe uma manipulação de informações, pessoas. E que isso também acontece com a televisão, com as notícias, precisamos sempre refletir a respeito, pois em muitos casos a impressão que temos em um primeiro momento, pode não ser a mais correta. É necessário uma análise, não se deixar levar por imagens ou palavras truncadas.

Considerações Finais

O filme possui um forte apelo entre os alunos nessa faixa etária, muitos leram os livros e depois assistiram aos filmes. Considerei o filme um excelente recurso para discutir temas mais complexos ligados à geopolítica e que prendeu a atenção deles, levando a uma comparação com temas atuais e conteúdos trabalhados em sala de aula.
Os exercícios de análise que realizamos depois, tiveram como objetivo chamar a atenção dos alunos para detalhes, e elementos que estão implícitos no filme, e que em muitas ocasiões passam despercebidos. Sendo suplantados pelos explícitos que chamam mais atenção. Despertando o olhar do aluno e desenvolvendo seu senso crítico.


Referências:
CASTILHO, Aurea. Filmes para Ver e Aprender. Rio de Janeiro, 2003.
CALLAI, H. C. O Ensino de Geografia: Recortes espaciais para análise. In CASTROGIOVANI, A. C.; CALLAI, H.C.; SHÄFFER, N.O.; KAERCHER, N.A.; (Orgs) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre. Editora da UFGRS, 1998.
CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. 4 edição. Florianópolis. Editora da UFSC, 2014.
NAPOLITANO, Marcos. Como Usar o Cinema na Sala de Aula. São Paulo, 2009.
Resumo do filme e imagem. <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-196666/> Acesso em: 10 de Nov. 2017.
Recomendar esta página via e-mail: