Disciplina - Cinema

O segredo dos diamantes

Relato: Mito e Filosofia, como se originam os mitos.

Professora: Teresinha da Penha Moises
Instituição: Colégio Estadual Deputado Olivio Belich
Nível de Ensino: 1ºano do Ensino Médio
Duração: 5h/a

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: Mito e filosofia.
CONTEÚDO BÁSICO: Religiosidade, crenças e superstições.
CONTEÚDO ESPECÍFICO: a origem dos mitos e sua racionalização diante dos paradigmas criados a partir do senso comum e a manifestação do transcendental. Como se disseminam as crenças?

Objetivo geral
Incentivar através do filme "O segredo dos diamantes".a compreensão de mensagens visuais, corporais e faciais, nas várias formas de comunicação não falada, pois que, ainda existe na escola um descompasso muito grande entre a cultura letrada e a cultura audiovisual.

Objetivos específicos
  • auxiliar na compreensão do processo ensino/aprendizagem no qual estão inseridos e da necessidade de compreender o mundo que os cerca e a dinâmica social a qual estão submetidos.
  • refletir sobre o surgimento dos mitos, lendas, crenças e a imanente transcendência no qual todos estão imersos.

Metodologia

1/H/A. Aula introdutória: Elucidar e justificar o uso do filme em concomitância ao tema/conteúdo trabalhado em sala de aula (mito e filosofia)
2/H/A (duas) aulas para leitura do texto O nascimento do mito. (Chauí, introdução a filosofia)
2/H/A (duas) aulas para projeção do filme.
1/H/A (uma) aula para discussão do tema, encaminhamento de debates e orientação para produção de texto. Pretende-se realizar uma discussão sobre a obra com os alunos. Entende-se que O debate é fundamental para a construção do conhecimento. Após a discussão pretende-se levantar algumas questões de reflexão e retomar o conteúdo na próxima aula.

Aprendizagem esperada

Espera-se que após a leitura do texto proposto, da apresentação e debate do filme (O Segredo dos Diamantes) os alunos consigam elaborar conceitos sobre a origem do mito, crenças, religiosidade e transcendência. Que possam produzir e articular sentenças e lógico/racionais, coerência argumentativa na expressão escrita produzindo pequenos relatos com suas considerações sobre o que assistiram bem como a compreensão do enredo, roteiro e objetivo a que se destinou a projeção do filme.

Referências:
FILME: O SEGREDO DOS DIAMANTES. Direção: Helvécio Ratton, Produção:Simone Matos. Brasil. Distribuição: Espaço filmes, 2014, 1DVD. 
CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia – São Paulo – SP: Editora Ática, 2004 Paginas que foram lidas: Pag. 25 a pag. 45 [Capitulos I, II e III].

Recomendar esta página via e-mail: