Disciplina - Cinema

truman_res

 

O Show de Truman

. VOLTAR                                                                                                                                    INÍCIO .
   

Cena do filme "O Show de Truman".

 

 
O Show de Truman

Escrito por Andrew Niccol e estrelado por Jim Carey e Ed Harris, "O show de Truman" (103 minutos) foi lançado em 1998, e ganhou um Oscar de melhor roteiro, com a história de Truman Burbank.

Truman Burbank mora numa cidade muito tranqüila, tem uma esposa exemplar e é cercado por amigos simpáticos e leais. Apresenta um trauma de infância: seu pai morre afogado no mar quando ele lhe pede que leve o barco para longe da costa, fato que faz com que Burbank sofra de talassofobia (medo de água). Bastante curioso, se pensarmos que o único meio de sair da cidade é por meio do mar.

Truman, porém, guarda um segredo. Trata-se de uma moça que ele conheceu quando universitário, por quem se apaixonou e da qual não esqueceu, mesmo depois de casado. E é esse sentimento que o impulsiona a, secretamente, querer ganhar mundo para encontrá-la e, finalmente, compreender as mensagens confusas que ela tentou lhe transmitir.

Ao longo da história, Truman descobrirá que, na verdade, faz parte de um show de televisão, e que as pessoas que o acompanham desde a infância (inclusive sua mãe) não passam de atores – mais um motivo para concretizar seu plano de fugir de tudo aquilo.

No clímax da história, quando Truman já está em (falso) alto-mar, Cristof, o produtor do show, que o acompanha o tempo todo, é forçado a se revelar, e trava com ele um diálogo importante, que desvela insights perspicazes dos temas abordados pelo filme.

Neste momento, Truman e o espectador se identificam mutuamente, já que, na discussão entre Cristof e Truman, eles versarão sobre realidade e idealidade, verdade e mentira, comodismo e arrojo, liberdade e escravidão. Por extensão, podem-se notar questionamentos acerca das relações entre mídia e sociedade, e mesmo entre Deus e o homem.

O roteiro pode ser considerado uma incômoda lembrança dos questionamentos e proposições feitas por filósofos como Platão e escritores como Julio Verne, H.G. Wells e Edgar Allan Poe, em histórias que se tornaram precursoras da ficção científica e inspiraram, direta ou indiretamente, filmes como "O homem bicentenário", "O advogado do Diabo", "Inteligência artificial", "Eu, robô", "Matrix", "Efeito borboleta", "Minority report" e outros. Embora pouco explorado, o filme permite inúmeras leituras, e é uma excelente oportunidade de falar, com os alunos, sobre temas bastante polêmicos e atuais, dentre os quais a perda da privacidade, o nível de liberdade humana e a realidade virtual, em disciplinas como religião, filosofia, sociologia e outras.
  

Ficha técnica

O Show de Trumann (The truman Show)
Drama, EUA, 1998, 102min., colorido.
Direção:Peter Weir.
 
 
Aquias da Silva Valasco
Assessor Técnico-pedagógico Portal Dia-a-Dia Educação
Professor de Língua Portuguesa/Inglês

 

 

 

RESENHAS ANTERIORES.

 


 

 

Recomendar esta página via e-mail: