Disciplina - Cinema

Como água para chocolate

Cartaz do filme "Como água para chocolate", de Alfonso ArauDrama, México, 1992, 105min.; colorido.

Direção: Alfonso Arau

Elenco: Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Regina Torne, Mario Iván Martínez, Ada Carrasco, Yareli Arysmendi, Claudette Mailé, Pilar Aranda.

Tita nasceu em meio à cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe cortava cebolas. Em seguida, tendo sua paternidade questionada, seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante. Dessa maneira, ela se percebe mais uma vítima de uma cruel tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar, pois será guardiã da mãe até que está venha a falecer. No entanto, na adolescência Tita se apaixona por Pedro, que quer se casar com ela. Sua felicidade é castrada pela tradição e a mãe sugere a Pedro que se case com Rosaura, dois anos mais velha que Tita. O rapaz, apaixonado, vê na oferta uma oportunidade para estar ao lado da mulher amada para sempre.

O filme traz uma grande carga dramática, as cenas geralmente são escuras e as falas do texto entrecortadas. Todavia, de quebra, mostra a bela forma como a protagonista torna sua vida e a das pessoas ao seu redor mais leve pela sua habilidade de cozinheira, preparando delícias que despertam os mais exóticos sentimentos.

Sugestões temáticas:
Papel da mulher no início do século XX
Tradições locais
Instituição Social - Relações familiares
Culinária
Sensibilidade
Movimentos sociais - Guerrilha
Função social da língua
Superação de obstáculos
Bilinguismo
Interrogação
Leitura labial
Terceira pessoa
Relações de poder da língua
Pronúncia íngua Inglesa
Criança

Saiba mais...
Recomendar esta página via e-mail: