Disciplina - Cinema

Escritores da liberdade

Cena do filme "Escritores da liberdade", de Richard LaGravaneseTítulo original: Freedom Writers

Drama, EUA, 2007, 123min. COR.

Direção: Richard LaGravanese

Elenco: Hilary Swank, Deance Wyatt, Pat Carroll, Patrick Dempsey, Jason Finn, Scott Glenn, David Goldsmith, Kristin Herrera, Blake Hightower, John Benjamin Hickey, Will Morales, Anh Tuan Nguyen, Vanetta Smith, Imelda Staunton.

Erin Gruwell é uma professora inexperiente que assume uma turma considerada “problemática” em uma pequena escola num bairro periférico dos EUA. Com muito empenho e carinho, e por meio da leitura de livros que relatam guerras racistas e separatistas e entre gangues, consegue ensinar aos seus alunos valores como tolerância e disciplina, além de fazer da turma da sala 203 uma grande e unida família.

Este filme tem como um de seus objetivos, mostrar o desafio que é a educação, em qualquer lugar do mundo, e de como um professor pode adotar novos métodos de ensino que levem seus alunos a aprender e a se tornarem cidadãos atuantes em suas comunidades.

Vale a pena conhecer a experiência real dessa professora (interpretada por Hilary Swank), transformada em livro, por meio do diário dos alunos da sala 203, e pela participação especial de Miep Gies, senhora polonesa que ajudou a esconder a família de Anne Frank durante o Holocausto.

Sugestões temáticas:
Metodologia educacional
Relação professor-aluno
Questões éticas
Holocausto
Guerra entre gangues nos EUA
Racismo
Preconceito      
Sistema educacional inclusivo

Relato de experiência Profa. Silmara Candida de Oliveira Carmezini
Recomendar esta página via e-mail: