Disciplina - Cinema

Ano em que meus pais saíram de férias, O

Drama, 2006, Brasil, 110min.; colorido.

Direção: Cao Hamburger

Elenco: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat, Paulo Autran, Simone Spoladore, Eduardo Moreira, Liliana Castro.

O filme se passa em pleno arrefecimento da Ditadura Militar e da campanha para o tricampeonato de futebol da Seleção Brasileira. Mauro é um típico menino de 12 anos que adora futebol e jogo de botão. Seus pais são simpatizantes da esquerda e, por isso, obrigados a “tirar férias”, ou seja, a viver na clandestinidade por um tempo, deixando Mauro aos cuidados do avô paterno. Porém, o avô tem um problema grave de saúde e o menino acaba ficando na casa do vizinho, um judeu solitário e de um grande coração, mas que não faz a mínima idéia de como cuidar de uma criança. A partir dessa situação, Mauro é obrigado a lidar com sua nova vida, aprendendo muitas coisas novas, com base nas relações que estabelece, e descobrindo sua possível vocação profissional: ser goleiro. 

O filme relata, de maneira clara, sensível e sem mostrar cenas de violência, pois parte da visão de uma criança de 12 anos, um dos piores anos da Ditadura Militar no Brasil, bem como a belíssima campanha da Seleção Brasileira de Futebol, que conquista o Tricampeonato, contando com excelentes jogadores como Pelé, Gérson e Tostão.

Sugestões temáticas:
Ditadura Militar no Brasil
Tortura
Tricampeonato da Seleção Brasileira de Futebol
Judaísmo
Infância
Direitos Humanos
Clandestinidade

Saiba mais...

Trailler
Recomendar esta página via e-mail: