Disciplina - Cinema

Hotel Ruanda

Cartaz do filme "Hotel Ruanda", de Terry GeorgeDrama, EUA, Itália, África do Sul, 2004, 121min.; COR.

Direção: Terry George

Elenco: Don Cheadle, Nick Nolte, Shopie Okonedo, Joaquin Phoenix, Jean Reno.

Baseada em fatos reais, a história se passa em Kigali, capital da Ruanda, em 1994, e relata um momento crítico de tensão da guerra civil entre Tutsis e Hutus (etnias locais que disputavam o controle político do país).

O presidente de Ruanda se prepara para assinar um tratado de paz na Tanzânia. No entanto, o avião em ele está é abatido e os Hutus tomam o poder, creditando o atentado aos rebeldes Tutsis, dando início a um dos maiores genocídios de que se tem notícia na história: em menos de 4 meses foram mortas cerca de 1 milhão de pessoas. Nesse contexto trágico e desolador, Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de um dos maiores e mais luxuosos hotéis de Ruanda, homem culto e bem-relacionado, faz do Milles Collines, quando estoura o conflito, um campo de refugiados, defendendo, com a própria vida, sua família e a família de outras centenas de pessoas que lhe pedem socorro e abrigo para fugir da morte.

“Trata-se de um filme de grandes qualidades e que, entre todas elas, tem como seu maior trunfo levar o grande público a refletir sobre as desgraças que afligem o continente africano e a verdadeiramente se sensibilizar e a se mobilizar em favor de maior justiça, paz e harmonia no mundo em que vivemos”. Fonte: Planeta Educação

Sugestões temáticas:
Pronúncias língua inglesa
África: um continente esquecido
Negligência com a vida humana
Valores materiais e morais
Aids
Poder paralelo
Manipulações políticas
Relações de poder
Indiferença ao sofrimento do próximo
Guerras étnicas
Epidemias
Humanitarismo: coragem, solidariedade, dignidade e ética
ONU (Organização das Nações Unidas)
Preconceitos
Recomendar esta página via e-mail: