Disciplina - Cinema

Senhor das moscas

Pôster do filme "Senhor das moscas", de Peter BrookSuspense, EUA, 1990, 90min.; COR.

Direção: Peter Brook

Elenco: James Aubrey, Tom Chapin, Hugh Edwards, Roger Elwin, Tom Gaman, Roger Allan, David Brunjes, Peter Davy, Kent Fletcher, Nicholas Hammond.

Filme adaptado da obra homônima de William Golding, escrita em 1954. Após a queda de um avião, em uma ilha deserta do Pacífico, jovens, de 9 a 15 anos, cadetes de uma academia militar dos EUA, se veem obrigados a lutar pela sobrevivência até que sejam resgatados. Um líder passa a organizar as atividades que devem ser realizadas por todos. No entanto, alguns meninos não querem passar o tempo fazendo trabalhos rotineiros, pois percebem que estão em um lugar paradisíaco, sem o olhar de um adulto. A partir disso, se fazem dois grupos: o grupo do líder, Ralph, que prega a engenhosidade civilizada e a cooperação, e o grupo dos caçadores, liderado por Jack, que constrói um grupo de caçadores impiedosos. Aos poucos, o grupo do líder se desfaz e ele passa a ser perseguido pelo outro grupo, como inimigo.

É importante notar que essa mudança de consciência dos meninos faz nascer assassinos primitivos, que travam uma batalha do bem contra o mal, deixando imergir o selvagem que há dentro de cada um, na luta pela sobrevivência e pelo poder.

Sugestões temáticas:
Liderança
Motivação
Relações humanas
Grupos sociais
Regras sociais
Lei do mais forte
Caráter
Luta pela sobrevivência
Poder
Recomendar esta página via e-mail: