Disciplina - Cinema

Esse homem vai morrer: um faroeste caboclo

GÊNEROS TEXTUAIS: RESENHA CRÍTICA, A PARTIR DO FILME "ESSE HOMEM VAI MORRER: UM FAROESTE CABOCLO", DE EMÍLIO GALLO

Instituição: Portal Dia-a-Dia Educação/SEED-PR.

Município: Curitiba Núcleo: Curitiba

Professora: Márcia Regina Galvan Campos

E-mail: marciagalvan@seed.pr.gov.br

Conteúdo: Gêneros textuais

Disciplina: Língua Portuguesa

Tema
“Pesquisa e elaboração de uma resenha crítica”

Objetivos
Identificação, pelo aluno, do gênero textual “Resenha crítica”, dentre os outros gêneros disponíveis. Compreensão a respeito das intenções comunicativas, da estrutura de uma resenha, produção de uma pesquisa bibliográfica, bem como a produção do texto de uma resenha crítica.

Problema/questão a ser resolvido/investigada
Diariamente, em nossas escolas, temos nos defrontado com alunos despreparados para escrever, pois dificilmente realizam leituras nem se posicionam criticamente em sala de aula ou em seus grupos sociais. Devemos lembrar, também, que não foram preparados para escrever de maneira direcionada. Diante desses fatos, se faz necessária a realização de uma atividade que defina quais são os elementos, a estrutura e o objetivo principal que devem ser levados em consideração na elaboração de uma resenha crítica.

Público envolvido
Alunos do Ensino Médio.

Abordagem pedagógica
Exposição e análise do gênero textual: resenha crítica, com o auxílio de aula expositiva, Internet e textos literários.
Exibição de longa-metragem com sugestão da elaboração de uma resenha crítica.

Mídias e tecnologias a serem utilizadas
Quadro-negro, computador (Internet), texto literário, TV, DVD.

Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas:
Etapa 1: aula, expositiva, sobre a estrutura presente em uma resenha crítica, destacando os elementos constituintes, a linguagem própria, as intenções comunicativas, a diferenciação com outros gêneros textuais.

Etapa 2: análise, pelo professor, de algumas (no mínimo duas) resenhas críticas de filmes, com os alunos, apontando os pontos estudados na aula anterior.

Etapa 3: no laboratório de informática, sugerir alguns sites que trabalhem com resenhas críticas de filmes para que os alunos pesquisem, discutam e reflitam sobre a estrutura e o objetivo, na mídia, desse gênero textual.

Etapa 4: elaboração de uma resenha-resumo, a partir de um texto literário (um texto de Luis Fernando Veríssimo, por exemplo).

Etapa 5: exibição do filme “Esse homem vai morrer: um faroeste caboclo” (Documentário, Brasil, 2008, 75min.; COR. - Direção: Emílio Gallo).

Etapa 6: debate em sala sobre o filme assistido.

Etapa 7: propor a elaboração de uma resenha crítica, nos moldes discutidos em sala de aula, do filme assistido.

Informações adicionais
Resenha-resumo: é um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.
Resenha crítica: é um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

Estrutura básica de uma resenha crítica:
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada
• O resumo, ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica

Período de realização
8 (oito) aulas ou 2 (duas) semanas.

Referências  
Recanto das Letras. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/ Acessado em 24 abr 2009.
Portal Dia-a-Dia Educação, página de Filmes. Disponível em: www.filmes.seed.pr.gov.br Acessado em 24 abr 2009.
Como fazer uma resenha. Disponível em : www.gazetta.com.br/blog/como-fazer-uma-resenha-critica-de-um-filme. Acessado em 24 abr 2009.

Recomendar esta página via e-mail: