Disciplina - Cinema

Salto do Tigre


Assista ao VIDEODOCUMENTÁRIO AMBIENTAL
     
Conhecendo nossas unidades de conservação

Nome: Profª. Cláudia Felisbino dos Santos

Profª. de Estágio: Aline Arana

Diretora: Bernardete Pelissari

Escola: Colégio Estadual Professor Francisco Zardo

Cidade: Curitiba

Disciplina: Paisagismo - Curso Técnico em Meio Ambiente – 3º ano.

Enfoque: Gestão ambiental

Vídeo: “Conhecendo nossas Unidades de Conservação”, com 14’48”.

Objetivos do trabalho: conhecer e mostrar, por meio da produção de um vídeo, o Salto do Tigre, localizado no Parque Nacional Saint Hilare/Lange, na Estrada Alexandra-Matinhos, município de Alexandra.

Relato da experiência (desenvolvimento trabalho)

Salto do Tigre, localizado no Parque Nacional Saint-Hilare/Lange

Realizado pelos alunos Jonas Motta, César e Tony, do 3º ano, noturno.

Durante o ano de 2008, os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente tiveram a disciplina de Paisagismo, sobre os parques estaduais e federais existentes no Brasil. A professora Claudia Felisbino dos Santos, que ministra essa disciplina e também é a coordenadora do curso, pediu que a turma elaborasse um trabalho em equipe sobre um parque, de escolha livre, lançando como desafio que fosse um trabalho diferente. Poderia ser manuscrito, digitado, em Power point, ou seja, os alunos deveriam surpreendê-la.

Foi então que uma equipe propôs fazer um vídeo e a professora adorou a ideia. Com a ajuda de outra professora, Aline Arana (Professora de estágio), os alunos passaram a pesquisar qual seria a melhor opção. Várias sugestões surgiram, mas devido à logística acabaram sendo descartados.

O Curso Técnico em Meio Ambiente mantém um mural com reportagens e textos de jornais e revistas que estejam, de alguma forma, ligadas ao meio ambiente. E foi nesse mural que a professora Aline viu uma reportagem sobre o Salto do Tigre, localizado no Parque Nacional Saint Hilare/Lange, localizado na Estrada Alexandra-Matinhos, no município de Alexandra. O parque não é muito conhecido e a região é próxima a Curitiba, o que facilitaria o acesso. Enfim, tínhamos encontrado o local do nosso vídeo.

Foi requisitado aos alunos que fizessem uma pesquisa1 sobre o Parque e que montassem um roteiro com textos curtos para efetuarem a filmagem.

Com a autorização da direção do colégio, por meio da diretora Bernardete Pelissari, da coordenadora do curso, profª Cláudia Felisbino dos Santos e com o consentimento dos pais dos alunos, a professora Aline, seu marido, César L. Rocha (que foi o guia) e os alunos César, Jonas e Tony fizeram a trilha até o Salto do Tigre, nas férias de julho, a fim de dar início ao documentário.

Na volta, os alunos se encarregaram de fazer a edição e apresentar o produto final na semana do Curso Técnico em Meio Ambiente, que ocorreu na última semana de outubro, na escola. Para alegria dos professores e dos alunos foi um sucesso.

Dessa maneira, estou enviando solicitação de divulgação desse material para que sirva como incentivo a alunos e professores, bem como um exemplo de que quando se tem um projeto, boa vontade de alunos e professores para alcançar objetivos, de forma diferenciada, nada é impossível.

1 Dissertação de Mestrado de Franciele Denes, CARACTERIZAÇÃO DA PRESSÃO ANTRÓPICA NO PARQUE NACIONAL SAINT-HILARE/LANGE (Litoral do PR) – Curitiba, 2006, UFPR.

Recomendar esta página via e-mail: