Disciplina - Cinema

Adeus, Lenin

Prof. JOAO PAULO DA ROCHA
C. E. GUATUPE - SÃO JOSE DOS PINHAIS
Disciplina: HISTÓRIA
Conteúdo Estruturante: CULTURA e PODER
Série: ENSINO MÉDIO
Conteúdo Básico: GUERRA FRIA E FIM DO BLOCO SOCIALISTA
Específico: QUEDA DO MURO DE BERLIM
 
Objetivo

a) apresentar aos alunos o que foi e o que representou o Muro de Berlim;

b) compreender a importância histórica do Muro para a História recente;
c) entender, por meio do filme, o olhar do cidadão comum, sobre o muro e a própria divisão da Alemanha;
d) compreender o que significou a queda do muro para a Alemanha e para o mundo,
e) analisar criticamente uma obra de ficção com temática histórica.
 
Justificativa

Ao longo de 40 anos, o mundo esteve dividido em dois lados antagônicos. Essa divisão ideológica entre Socialismo e Comunismo era simbolizada fisicamente por um muro de 66 km de extensão, que dividia em duas a cidade de Berlim. O Berliner Mauer, construído em 13 de agosto de 1961, e derrubado em 09 de novembro de 1990, dividiu muito mais que fisicamente a cidade. Ele dividiu famílias, destruiu vidas, desorganizou o ritmo normal de toda uma população. Sua queda, no início da década de 90, marcou formalmente o fim da Guerra Fria e uma mudança profunda na ordem social, política e cultural do mundo.

O Filme alemão “Adeus, Lênin!”, de 2003, mostra como esse muro e sua queda, e o que se seguiu ao fato, mudou uma família alemã, alterando seus sonhos e expectativas de futuro. Tal perspectiva está distante da visão político-econômica do fato que pretendemos transmitir aos alunos com esta prática pedagógica.
 
Descrição da Metodologia

Com esta prática pretendemos complementar o conteúdo Fim da Guerra Fria. Tendo trabalhado com os alunos a situação da Alemanha, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e a consequente divisão entre RDA (República Democrática da Alemanha) e RFA (República Federal da Alemanha), apresentamos o vídeo "Entre Muros" (http://www.youtube.com/watch?v=m9cJg6pcSq4) que apresenta o que foi e como foi construído o muro.

 
Nas aulas seguintes (é necessário, no mínimo, 3 aulas) apresentamos o filme:
 
Filme: “Adeus, Lênin!” (“Good Bye, Lênin!”)
•        Ano de lançamento ( Alemanha ) : 2003
•         Direção: Wolfganger Becker

Elenco:
•         Daniel Brühl (Alexander Kerner
•         Katrin Sab (Christine Kerner)
•         Chulpan Khamatova (Lara)
•         Florian Lukas (Denis)
•         Alexander Beyer (Rainer)
•         Burghart Klaubner (Robert Kerner)
•         Michael Gwisdek (Diretor Klapprath)
•         Christine Schom (Frau Schäfer)
•         Rudi Völler (Rudi Völler)
•         Helmut Kohl (Helmut Kohl)

 
Sinopse:Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos”. (Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_12301_Adeus.Lenin.-(Good.Bye.Lenin.).html)

Após a exibição, realizamos um debate e a contextualização do filme, analisando elementos históricos constantes na película, discursos ideológicos e correlação do filme com o momento histórico vivido pelo mundo.
Os alunos, ainda, preparam uma atividade de pesquisa e relato do filme (a seguir).
 
Resultados

O retorno superou as expectativas. Por ser um filme que não faz parte do estilo preferido da maioria dos alunos, e ainda em uma língua não comum a eles (o alemão), eles responderam bem ao roteiro e ao ritmo do filme, alguns ficando emocionados com o relacionamento entre mãe e filhos.

Nos relatórios e debates pude perceber que os discentes conseguiram fazer as relações históricas entre a ficção e os fatos históricos, e compreender um pouco mais sobre as mudanças  de nossa historia recente. Também puderam relacionar as mudanças ocorridas na Alemanha com as mudanças sociopolíticas do Brasil.

RELATÓRIO DO FILME: ADEUS, LENIN!

COLÉGIO ESTADUAL GUATUPE

ALUNOS:

3º ANO ___________

Avaliativo para compor nota na disciplina de Historia, para o terceiro trimestre de 2009.


Nota:___________________________
Obs:

Filme: Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!)
•    ano de lançamento ( Alemanha ) : 2003
•    direção: Wolfganger Becker

Elenco:
•    Katrin Sab (Christine Kerner)
•    Chulpan Khamatova (Lara)
•    Florian Lukas (Denis)
•    Alexander Beyer (Rainer)
•    Burghart Klaubner (Robert Kerner)
•    Michael Gwisdek (Diretor Klapprath)
•    Christine Schom (Frau Schäfer)
•    Rudi Völler (Rudi Völler)
•    Helmut Kohl (Helmut Kohl)
•    Daniel Brühl (Alexander Kerner

Sinopse: "Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos". (Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_12301_Adeus.Lenin.-(Good.Bye.Lenin.).html)

1)    Resumidamente, e com suas PRÓPRIAS palavras, comente o enredo do filme.

02) Identifique os protagonistas da história:

Alexander Kerner:

Christine Kerner

Lara:

Arriane Kerner

Denis

03) O filme trata da unificação de dois países. Qual o nome destes países representados pelas siglas:
DDR ou RDA:

BDR ou RFA:

04) O filme tem dois fatos históricos marcantes que nos permite localiza-lo precisamente no tempo histórico. No inicio do filme o protagonista, ainda criança, esta assistindo na TV um fato histórico importante para a DDR. Qual fato é este e quando ele ocorreu.

05) A segunda parte do filme, quando o protagonista já esta adulto, inicia-se com a preparação de um evento cívico da DDR.  O que este evento estava comemorando?

06) Após o acidente cardíaco da mãe do protagonista, vai desencadear na DDR uma série de eventos que iriam tranformar a geopolítica do mundo. Em que ano se passam estes eventos e quais conseqüências eles trarão para a DDR e a BDR?

07) Qual o contexto histórico do Brasil no mesmo período em que ocorrem os eventos de transformação na DDR?

08) A mãe do protagonista, em um determinado momento filme, o chama de “meine Klein kosmonaut” (meu pequeno cosmonauta), e em outra cena o protagonista diz a seus irmãos que no seu pais eles chamam os astronautas de cosmonautas. Por que essa diferença?

09)  O nome do filme Good Bye, Lenin!, faz alusão ao fim do comunismo na DDR. Quem foi Lenin, e qual cena do Filme ilustra visualmente o nome do filme?

10) Por que a cena em que o banner da Coca-cola é desenrolado no prédio na frente da casa dos protagonistas se torna tão irônica frente a farsa por ele criada, que ele precisa “manipular a mídia” para justificar a presença da empresa em um pais socialista?

11) Ao manipular as informações, pensando no bem de sua mãe, Alex usa um expediente comum na URSS: a manipulação da imprensa. Pesquise dois exemplos de manipulação de informações feitas na URSS no tempo de Stalin.

12) O filme, embora uma peça de ficção, apresenta alguns personagens reais. Resumidamente:

Erich Honecker:

Sigmund Jahn:

Mikhail Serguéievich Gorbachev:

Helmut Kohl

13)Algum desses personagens ainda estão vivos? O Que eles fazem nos dias de hoje?

Recomendar esta página via e-mail: