Disciplina - Cinema

Na natureza selvagem


(Publicado em xxx de novembro de 2010)

Nome do autor: Liliana Friesen

E-mail para contato: lilianafriesen@hotmail.com

Instituição / Escola: CE Padre Sigismundo

Município / Estado: Quedas do Iguaçu – Paraná

Conteúdo: "Into the Wild" - (com base no filme “Na natureza selvagem”)

Série: 3ª - Ensino Médio

Relato

CONTEÚDO ESTRUTURANTE

Discurso como prática social

CONTEÚDOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS

Gênero - Filme

JUSTIFICATIVA

As Diretrizes Curriculares de LEM, do Paraná, defendem o trabalho da Língua Inglesa como Discurso, indicando que nenhum texto é neutro, ao contrário, os discursos produzidos pelo homem são carregados de intenções e ideologias. O filme “Na Natureza Selvagem” (Into the Wild), produzido no ano de 2008 e dirigido por Sean Penn, conta a história de um rapaz de classe média, com formação universitária que, impulsionado pela descrença na sociedade em que vive, com o materialismo dos pais e as leituras que fez, deixa tudo para trás para viver uma aventura no Alaska. A história nos faz refletir sobre nossos valores, sobre como a sociedade é injusta e o real valor da família. Durante o filme são exibidos trechos escritos do diário de Chris McCandless (personagem no qual o filme é baseado), o que possibilita um contato significativo do telespectador com a língua inglesa. A trilha sonora foi produzida por Eddie Vedder, e é parte fundamental da narrativa, pois traduz lindamente a essência do filme.

OBJETIVOS

Ao trabalhar o filme, espera-se que os alunos sejam capazes de:

·         refletir sobre a sociedade em que vivemos;

·        pensar a respeito da importância da união familiar;

·        observar os valores da sociedade;

·        ter contato com a Língua Inglesa em seu uso real.

Ao trabalhar a música, espera-se que os alunos sejam capazes de:

·         refletir sobre a sociedade em que vivemos;

·         relacionar o conteúdo da música ao filme assistido;

·        aprimorar sua capacidade de “listening”.

Ao trabalhar os trechos do diário, espera-se que os alunos sejam capazes de:

·         conhecer algumas estruturas básicas de inglês;

·         perceber diferenças entre a escrita formal e informal;

·         distinguir os estilos de narrativa.

METODOLOGIA

1º Momento: Antes do filme

·         levar materiais sobre o Alaska (informações gerais a respeito do país), pedindo que os participantes realizem a leitura em grupo, ou levá-los ao laboratório de informática para que façam uma pesquisa on-line;

·         com a ajuda de um mapa, localizar os lugares mostrados no filme;

·         comentar sobre o sistema de ensino superior americano;

·         comentar sobre o sistema de licenças de motorista americano;

·       debater, com os alunos, as informações que obtiveram sobre o Alaska, com a realização de um brainstorm;

·         exibir, na TV Multimídia, uma foto do filme: “The magic bus” e pedir para que os participantes discutam, em duplas, algumas questões, tais como:

a) Em que lugar estão o ônibus e o rapaz?

b) O que um ônibus estaria fazendo lá?

c) O que o rapaz estaria fazendo lá?

d) Por que alguém iria para o Alaska?


2º Momento: Durante o filme

Solicitar que os alunos, ao assistirem ao filme, prestem atenção à:

·         relação do protagonista com os pais;

·         relação do protagonista com a irmã;

·         relação do protagonista com a sociedade;

·         relação do protagonista com a literatura;

·         relação do protagonista com a natureza.

 

3º Momento: Depois do Filme

Conversar com os participantes sobre as impressões que tiveram a respeito do filme e pedir que, em duplas, respondam às seguintes questões:

a) Quais são os motivos que levam Chris a sumir?

b) O protagonista do filme, Chris McCandless, sai em busca de liberdade. Para você, o que é liberdade?

c) A relação de Chris com seus pais é conturbada. Ele os acusa de não serem verdadeiros. Será que sempre podemos falar o que pensamos e expressar o que sentimos? O que mais em nossas vidas e em nossa sociedade é falso? Pense nos políticos, nas pessoas públicas, nos cantores, etc.

d) Chris decide abrir mão da vida confortável que tinha para sair em busca de liberdade. Em quais pontos você concorda e discorda com a atitude da personagem?

e) Chris toma uma atitude radical em favor de sua liberdade. De que forma, bem menos radical, podemos também ser livres?

Avaliação

A avaliação será baseada na participação e nas discussões em sala de aula, bem como na realização das atividades escritas.

Atividades

Society

(Eddie Vedder)

Mystery – greed – free – breed – have – want – bleed – space – place – breed – breed – score - mercy

Oh, it's a _________________ to me

We have a _________________with which we have agreed

And you think you have to want more than you need

Until you have it all you won't be _________________

 

Society, you're a crazy ___________________

Hope you're not lonely without me...

When you want more than you ___________________

You think you need...

And when you think more than you ________________

Your thoughts begin to ____________________

I think I need to find a bigger ___________________

Because when you have more than you think

You need more __________________

Society, you're a crazy ___________________

Hope you're not lonely without me...

Society, crazy indeed

Hope you're not lonely without me...

There's those thinking, more is less, less is more

But if less is more, how you keeping _____________?

Means for every point you make, your level drops

Kinda like you're starting from the top

You can't do that...

Society, you're a crazy ___________________

Hope you're not lonely without me...

Society, crazy indeed

Hope you're not lonely without me...

Society, have ___________________on me

Hope you're not angry if I disagree...

Society, crazy indeed

Hope you're not lonely without me...

1. Could we associate the ideas from the lyrics “society” to the movie “into the wild”? Support your answer with some verses from the lyrics.

_____________________________________________________________________________________

2. According to the lyrics, which statements are true:

a) (  ) society encourages the consumism;

b) (  ) citizens agree the rules of society;

c) (  ) more we have, more we want.


3. How does the lyric describe the society? Justify your answer.

____________________________________________________________________________________

 

4.In the Chorus “hope you´re not lonely without me”, the pronoun your, refer to:

(  ) the girl

(  ) the wild

(  ) the society

(  ) the nature

 

“Two years he walks the earth.

No phone, no pool, no pets, no cigarettes. Ultimate freedom. An extremist. An aesthetic voyager whose home is the road. Escaped from Atlanta. Thou shalt not return, ’cause “the West is the best.” And now after two rambling years comes the final and greatest adventure. The climactic battle to kill the false being within and victoriously conclude the spiritual pilgrimage. Ten days and nights of freight trains and hitchhiking bring him to the Great White North. No longer to be poisoned by civilization he flees, and walks alone upon the land to become lost in the wild.” (Alexander Supertramp) - May 1992.

 

1. Match the columns according to the text:

a) Freedom                 (   ) excitement to the new, unusual or dangerous things;

b) Civilization            (   )efforts to achieve something in spite of very difficult circumstances

c) Adventure           (   )a journey that someone makes to a place that is very important to them;

d) Battle                      (   ) human society with its own social organization and culture;

e) Pilgrimage               (   ) the state of being allowed to do what you want to do.

 

 

2. In this paragraph, Chris talks about some things people have to get their lives more comfortable, like phone, pools and pets; and he left behind. In English or in Portuguese, discuss with your friend about the things that are important for you and your life:

____________________________________________________________________________________

3.What kind of technologies you can´t live without?

____________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

 

4. Read the paragraph again and find out the best translation to the words in bold type:

a)“…an aesthetic voyager whose home is the road”

(   ) traveler  (   ) writer

(   ) trip         (   ) worker

 

b)“…come the final and greatest adventure”

(   ) best      (   ) smallest

(   ) worst     (   ) easier

 

5. Discuta com seu colega as questões abaixo escrevendo, em um pequeno texto, em inglês, que expresse a sua opinião e percepção sobre o filme.

a) Quais os motivos que levam Chris a “sair de cena”?

 a) Quais são os motivos que levam Chris a sumir?

b) O protagonista do filme, Chris McCandless, sai em busca de liberdade. Para você, o que é liberdade?

c) A relação de Chris com seus pais é conturbada. Ele os acusa de não serem verdadeiros. Será que sempre podemos falar o que pensamos e expressar o que sentimos? O que mais em nossas vidas e em nossa sociedade é falso? Pense nos políticos, nas pessoas públicas, nos cantores, etc.

d) Chris decide abrir mão da vida confortável que tinha para sair em busca de liberdade. Em quais pontos você concorda e discorda com a atitude da personagem?

e) Chris toma uma atitude radical em favor de sua liberdade. De que forma, bem menos radical, podemos também ser livres?


Alaska

Location:

Capital:

Area:

Population:

Biggest and most important cities:

Oficial language:

Meaning of the word “Alaska”:

When it became part of the USA:

Geography and landform:

 Climate:

 Economy:

 Education:

 Transportation:

 Important symbols:

 Animals:

 

REFERÊNCIAS

MACHADO, João Luís de Almeida. Na natureza selvagem: em busca da liberdade que não temos... Disponóvel em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1255.  Acesso em 20 out 2010.

Na natureza selvagem. Produção de Sean Penn. TW distribuidora, 2007. DVD 130 minutos. Legendado em português.

VEDDER, Eddie. Into the Wild. São Paulo: RCA Records, 2007.

1 disco (38 min.): 33 1/3 rpm, microssulco, estéreo. 104.4049.

http://vagalume.uol.com.br/eddie-vedder/society.html


 

 

Recomendar esta página via e-mail: