Disciplina - Cinema

Sociedade dos poetas mortos

Nome do autor: Morgana Cristina Bozza

Nome do Coautor: Nilton Sérgio Rech

E-mail para contato: mcbozza@hotmail.com

Instituição / Escola: CE  Presidente Castelo Branco - Ensino Médio Regular, Normal e Profissional

Município / Estado: Toledo - Paraná

Conteúdo: Gênero Textual - Poema

Série: 2º

Relato

Resumo

Considerando a importância de explorar diferentes gêneros textuais em sala de aula e de

 utilizar os recursos pedagógicos disponibilizados pelos portais educacionais, será  apresentada, aqui, uma experiência a partir da exploração de fragmentos de textos  literários, neste caso, dos poemas: “The Prophet,” de Abraham Cowley; “ The Ballad of William Bloat”, de Raymond Calvert; “ Ulysses”, de Alfred Lord Tennyson, and “ The  Congo” de Vachel Lindsay.

Objetivos

Oportunizar o contato com poetas de Língua Inglesa, com o intuito de despertar o gosto pela literatura, além de aprimorar o vocabulário e as habilidades de compreensão auditiva e, por meio das estratégias de leitura, desenvolver a capacidade de análise de texto.

Metodologia

Anteriormente, os alunos deverão ter assistido ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, sugerido em Educadores > Língua Portuguesa> Filmes> Sugestão de Filmes> clicar no S (parte superior da página) > na página 1>selecionar “Sociedade dos Poetas Mortos).

Link: filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=654

 

Posteriormente, explorar–se-á o trecho do filme disponível no portal em Educadores >Filmes> à esquerda, selecionar trechos de filmes por disciplina> Inglês>  página 2 > Sociedade dos Poetas Mortos – madrugada.

Link: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15530

Atividade 1:

Os alunos assistirão ao trecho selecionado e responderão, em Inglês, às seguintes perguntas:

  • Where are they?
  • Who are they?
  • What are they doing?
  • Who read the poems?

Atividade 2:

O professor distribuirá uma folha com fragmentos, em Inglês, de quatro  poemas apresentados no trecho, com a identificação dos autores. Em seguida,  acompanharão a leitura feita pelos personagens. Na sequência, os alunos observarão, em  slides apresentados na TV multimídia, os títulos dos poemas, ( The Prophet, Ulysses,  The Ballad of William Bloat and The Congo) os quais não estão presentes no trecho  exibido; e farão a associação com o respectivo poema, baseando-se na leitura prévia.

 Atividade 3:

O professor fará a leitura dos fragmentos, esclarecendo algumas questões de  vocabulário e a temática explorada nos textos. É interessante ressaltar que o poema  “The Congo” permite a exploração da cultura afro.

Atividade 4:

Os alunos ouvirão novamente a leitura do poema “The Congo” feita pelos  personagens, observando o ritmo e, depois, será feita a leitura em coro.

Avaliação:

Considerando que o objetivo principal da aula é proporcionar aos alunos o  contato com textos literários de Língua Inglesa, a avaliação ocorrerá pela observação da   participação dos alunos na atividade.

 

Links para os arquivos do Portal Dia-a-dia Educação que foram utilizados

filmes.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=654

www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=15530

 

Referências

Companion to Literature in English.Wordsworth Reference, 1992.

Dictionary of Literature. Geddes and Grosset, UK, 1999.

Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná – LEM disponível em www.diadiaeducacao.com.br acesso em 07/11/2010.

http:/ www. antiromantic.com/ulysses, acesso em 05/11/2010.

http:/ www.antiromantic.com/the – prophet, acesso em 05/11/2010.

http:/www.antiromantic.com/ballad-of-william-bloat, acesso em 06/111/2010.

http:/www.antiromantic.com/the-congo, acesso em 06/11/2010.

Recomendar esta página via e-mail: