Disciplina - Cinema

Tapete vermelho

Nome do autor: Zenilda Alves Zanatta
E-mail para contato:  zenildazanatta@brturbo
Instituição / Escola:  Colégio Estadual Costa Monteiro
Município / Estado: Nova Esperança
Conteúdo: Cinema, a Sétima Arte
Série: 8ª Série
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Sim
Nomes e links para os arquivos do portal
http://www.cinema.seed.pr.gov.br/

Relato

CINEMA, A SÉTIMA ARTE

1. PRÁTICA SOCIAL INICIAL
1.1 – Cinema, a sétima arte

Objetivo geral -  Resgate da cultura popular
- Utilização do filme como um documento histórico.

Objetivo Específico - Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual.
- Apresentar o cinema como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento.
- Desenvolver, a partir do gosto pelo cinema, o senso crítico, estético e cultural.
- A importância do cinema no cenário educativo.
- Identificar o preconceito.
-  Estimulá-los o hábito de frequentar o cinema, possibilitando o aprendizado cultural e artístico.
- Possibilitar o debate em torno do filme “ Tapete Vermelho”.

2. PROBLEMATIZAÇÂO
2.1 Discussões sobre o conteúdo
- Como surgiu o cinema?
- Como é feito o cinema?
- Sua família gosta de assistir a filmes?
- Que gênero de cinema você mais gosta?
- O filme ajuda a compreender as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior, como com o exterior?
- A escola pode usar os filmes como meios de educar?
- O cinema é um meio de lazer ou uma indústria cultural?


2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas
Histórica: Como surgiu o cinema?
Psicológico: o cinema pode viabilizar uma reflexão a partir da percepção, envolvendo o sentimento?
Educacional: Como as escolas podem usar o cinema como meio para a educação?
Conceitual: O que é o cinema? Quais os gêneros do cinema?
Social: Todos têm acesso ao cinema? O cinema traz esclarecimentos para a sociedade?
Afetiva: O cinema é baseado na emoção, no sentimentalismo? O cinema ajuda a compreender as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior, como com o exterior?
Cultural: O cinema desenvolve maneiras de expressar novas ideias? Auxilia na formação do cidadão?
Econômica:  Na Indústria Cultural tudo se torna negócio. Anteriormente, o cinema era um meio de lazer, uma arte. Atualmente, tornou-se um meio de manipulação?
Legal: Quais as leis que regem essa arte?

3. INSTRUMENTALIZAÇÃO
3.1. Ações docentes e discentes
- Apresentação dos comentários dos alunos.
- Apresentação da história do cinema.
-Exposição do conteúdo pelo professor.
- Atividades envolvendo os recursos audiovisuais.
- Construir um taumatrópio.
- Observação e comparação, assistir a filmes com intenção pedagógica (debates).


3.2. Recursos: humanos e materiais
- Livros, filmes, revistas, slides, lápis de cor, cartolina.

4. CATARSE
4.1. Síntese mental do aluno
A utilização da linguagem fílmica, além de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem despertou o interesse pela arte cinematográfica. Ao assistir aos filmes, e a partir dos debates, pode-se acrescentar muito para a  formação, desenvolvendo a capacidade crítica, auxiliando a expressar novas ideias. O cinema é baseado na emoção. Os filmes nos ajudam a compreender os sentimentos quando nos colocamos no lugar dos personagens, nos identificando com eles de alguma forma. Construindo um taumatrópio foi possível entender o princípio do cinema.
Ao assistir ao filme “Tapete Vermelho” percebeu-se a valorização e a divulgação da cultura caipira, um resgate da cultura popular, denotando, em algumas cenas, músicas típicas como a catira, bem como as diversas crenças populares existentes no país.
Destaca-se o preconceito às pessoas que vivem no meio rural. Também mostra a questão agrária e o desrespeito à vida humana. Além desses fatores, são abordados problemas das grandes cidades.

4.2 Expressão da síntese
- Dissertação sobre o tema mostrando as dimensões trabalhadas.

5. PRÁTICA SOCIAL FINAL
5.1 Nova postura prática
- Desejar conhecer mais sobre o cinema.
- Saber qual é o gênero do filme assistido.
- Despertar mais interesse pela arte cinematográfica.
- Conhecer mais a cultura.
- Entender mais as dimensões.
- Questionar valores.

5.2 Ações do aluno
- Ler um novo texto sobre o assunto.
- Assistir a filmes com um olhar mais crítico, estético e cultural.
- Fazer comparações dos gêneros fílmicos.
- Manifestar seus pontos de vista em relação aos temas propostos.
- Não pensar somente no lazer, procurando entender mais a cultura.
- Buscar maior conhecimento por meio do filme assistido.
- Respeitar a diversidade cultural.

O cinema, apesar de uma arte recente, nos trouxe muito encantamento, servindo-nos como um instrumento de debate e reflexão. Unir o cotidiano ao científico é um desafio. Assim, no momento da síntese mental do conteúdo, ouvi os alunos falarem um pouco do que haviam aprendido, percebi que o conteúdo estudado despertou-lhes o interesse, apropriando-se do conhecimento. Expuseram que, a partir de agora, ao assistir a um filme, não pensariam somente no lazer, mas procurariam entender mais a cultura, maior conhecimento, senso crítico, estético e cultural.


Referências

Taumatrópio. Disponível em: http://www.algarvedoctorpool.com/spedromarantiga/disciplinas/cinema/cinema-ficha04.pdf
http://www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/

GASPARIM,L. João.  Uma Didática para a Pedagogia Histórico Crítica. Campinas-SP: Autores associados, 2009.

SEED. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Curitiba, 2008.

 
Recomendar esta página via e-mail: