Disciplina - Cinema

A Escola Vai ao Cinema

Capa do livro "A escola vai ao cinema"TEIXEIRA, I.A. de C.; LOPES, J. de S. M.
São Paulo: Autêntica, 2003.

Você está convidado/a a conhecer uma obra que irá oferecer-lhe um novo olhar sobre a educação por meio do cinema. Os trabalhos nela reunidos refletem sobre filmes que inspiram temas relativos às múltiplas dimensões da educação: seus significados e alcances; seus sujeitos e práticas; os espaços e processos educativos, dentre outros. Esta coletânea apresenta, também, reflexões a respeito da diversidade e das discriminações que ainda ocorrem nas escolas.

Em um contexto social dominado pelas imagens, torna-se necessário uma elaboração reflexiva que nos permita ampliar nossa compreensão dos processos educativos, e, principalmente, de suas íntimas relações com a arte. O cinema enquanto arte, através da experiência estética da emoção, do exercício da sensibilidade e da fruição, nos aproxima da realidade educacional com um outro olhar. Não podemos nos esquecer que a arte, e nela o cinema, como uma linguagem dos sentidos, transmite-nos significados que não podem ser transmitidos por outro tipo de linguagem, como a discursiva ou a científica. 

É urgente a necessidade dos educadores considerarem as possibilidades educativas das diversas linguagens artísticas. Mas não se trata de instrumentalizá-las, ou pior, de didatizá-las, como Miguel Lopes e Inês Teixeira nos lembram, na apresentação da coletânea, a arte tem um valor em si mesma, irredutível.

Assim, o desafio dos educadores está em se aproximarem das diversas linguagens artísticas como forma de potencializar, de ampliar e lapidar as sensibilidades, as identidades individuais e coletivas, as dimensões que nos constituem como humanos. O desafio está em realizar a tarefa que Paulo Freire já atribuía à educação como formação humana, contribuindo para que as crianças, jovens e adultos, nossos educandos, sejam mais humanos.

Juarez Dayrel
Recomendar esta página via e-mail: