Disciplina - Cinema

A Juventude Vai ao Cinema

Capa do livro "A juventude vai ao cinema"TEIXEIRA, I. A. de C.; LOPES, J. de S. M.
São Paulo: Autêntica, 2009.

Compartilhando as inquietações, as indignações e as esperanças que moveram centenas de jovens em várias partes do mundo nos idos de 1968, em torno da invenção de uma sociedade outra, a partir da crítica de todas as formas de alienação, sejam elas material, estética ou moral, buscamos a juventude nas telas dos cinemas. Contudo, para melhor contemplar e pensar essa idade da vida, procuramos na cinematografia não apenas a produção sobre Maio de 68, mas filmes sobre a juventude de um modo geral. Sejam eles e elas, jovens, trazidos das barricadas, das motocicletas, dos albergues e das prisões às telas do cinema, sejam aqueles vindos de outros tantos territótios habitados por jovens e culturas juvenis igualmente focalizados pelas câmeras.

Aqui estão as mais diversas formas de ser, de estar e de se viver a juventude, juventudes muitas, sob o olhar de vários cineastas, de dferentes países e épocas. Aqui estão juventudes do passado e do presente, podendo o futuro erigir-se em devires doces e amargos, largos e estreitos, sombrios e luminosos, férteis e fracos horizontes para os jovens.

Esta coletânea oferece-nos elementos para melhor pensarmos e vivermos as relaçãoes entre a educação e o cinema, aproximando-nos das nossas juventudes e das questões que as afligem, compreendendo-as mais: apredendo a observá-las e escutá-las em suas alegrias e suas dores, em seus limites e suas possibilidades, suas inquietações e indignações, seus projetos, suas esperanças e desesperanças, com um olhar sensível e atento. Com uma delicada e cuidadosa escuta. Com generosidade e compaixão.

Aqui está uma seleção de filmes e artigos que pretendem reinaugurar nossas motivações e compromissos de educadores e educadoras, revigorando responsabilidades e sensibilidades para sguirmos com os jovens, reinventando os idos de 1968: momento em que a luta política coincide com um estado de alegria e de exuberância; momento no qual lutar é sinônimo de felicidade, conforme Matos (2006).

Filmes discutidos nesta publicação:

Os esquecidos 
Maria cheia de graça 
Albergue espanhol
Proibido Proibir
Zona J
Delicada atração
Elefante
Antes da revolução
Edukators
Diários de motocicleta
Batismo de sangue
Juventude transviada
Recomendar esta página via e-mail: