Disciplina - Cinema

A fuga das galinhas


Desenho-de-um-casal-conversando

Campo de Concentração no Galinheiro

Muito se reclama da infantilização dos filmes adultos, da forma como os filmes para "gente grande" foram perdendo os temas mais sérios, que foram dando espaço para temáticas onde há pouco espaço para uma visão crescida, crítica, propriamente adequada ao que o público maduro gostaria. Alguns estudiosos dizem que esse fenômeno ocorre devido a valorização extremada dada pela indústria cinematográfica mundial (leia-se especialmente Hollywood) ao segmento jovem, maior consumidor de produtos cinematográficos de acordo com várias pesquisas; em virtude disso, os adultos tem que adequar seus interesses aos de seus filhos, sobrinhos ou netos.


Por outro lado, é notável o esforço dos realizadores cinematográficos voltados para a produção de filmes para crianças. O mercado potencial é enorme, a garotada já sabe muito bem o que significa ir ao cinema, cobra dos pais, assiste as propagandas na TV e sabe quais são os lançamentos mais recentes (vivo isso na pele, tenho dois filhos, na faixa dos 5 e 6 anos e eles sabem muito bem o que está indo para as telonas!).


Duas-galinhas-em-meio-a-massas-dentro-de-panela


No entanto, conscientes de que essa nova geração é extremamente bem informada, tem acesso a meios e recursos que não tínhamos (como a TV a cabo, a internet ou mesmo a uma quantidade muito maior de publicações), posiciona-se, critica, opina e participa mesmo do cotidiano do mundo em que vive, os produtores de filmes para crianças estão lançando material cinematográfico de primeira linha para a criançada; tão bom que, confesso, dá enorme prazer acompanhar os filhos numa sessão da tarde cinematográfica ou assistir a um desses vídeos na companhia dos mesmos.


No ano passado (2001), por exemplo, em janeiro, foi lançada a animação "Fuga das Galinhas" pela Dreamworks (empresa pertencente a Spielberg, em parceria com o ex-presidente da Disney, Jeffrey Katzenberg e um outro executivo poderoso e de grande visão chamado Geffen); trazia em sí o retorno da animação com massinhas como atrativo, no entanto, além dessa "novidade" para a criançada acostumada com games e espaço virtual, o filme primava pela história criativa e pelas referências ao sistema nazista.


Professores, driblem a impaciência de seus alunos adolescentes, se reclamarem da utilização de um "desenho animado" ou de uma animação com massinhas como recurso para uma boa aula, vale a pena.


Duas-galinhas-conversando


A forma como opera o galinheiro, de onde as galinhas várias vezes tentam fugir sem sucesso é uma metáfora poderosa para se abordar com suavidade um tema muito espinhoso, vencer as cercas, a opressão dos cães que circulam ao redor deste autêntico presidio, derrotar a guarda e escapar da pena capital são presenças constantes nesse filme.


A luta pela liberdade, a engenhosidade daqueles que estão envolvidos, a obstinação da personagem principal e o espírito de equipe que une todos os participantes dessa odisséia também são tópicos interessantes para uma discussão em aula de filosofia, para uma redação ou mesmo para uma aula de física (prestem atenção nos mecanismos produzidos para se tentar a tal fuga do título!).


Há, como podemos notar em algumas produções norte-americanas, uma certa patriotada com a chegada do herói, um galo americano; mas não deixa de ser irônico que mesmo o salvador da pátria dessas desesperadas galinhas não tenha, a princípio, interesse real em libertá-las do controle dos donos da granja.


Além dessas referidas analogias e possibilidades de aproveitamento em aulas variadas, "Fuga das Galinhas" rende boas gargalhadas, diverte mesmo, alguns personagens foram feitos sob medida para que nos lembrássemos daquelas velhas comédias em preto e branco, com tortas na cara, escorregões, raciocínios lentos e bons tombos.


Refletir, se divertir, voltar no tempo e ser um pouco criança. É filme para adulto nenhum botar defeito. Uma boa receita para aprender, não é mesmo.


Ficha Técnica

A Fuga das Galinhas
(Chicken Run)

País/Ano de produção:- EUA, 2000
Duração/Gênero:- 84 min., Animação/Comédia
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Peter Lord e Nick Parker
Roteiro de Karey Kirkpatrick, Nick Parker e Peter Lord
Elenco:- Mel Gibson, Phil Daniels, Lynn Ferguson, Miranda Richardson, Tony Haygarth,
Julia Sawalha, Jane Horrocks, Timothy Spall.

Links relacionados

Sugestões temáticas para este filme


Fonte: Planeta Educação - A fuga das galinhas. Por: João Luís de Almeida Machado Doutor em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte – Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

Recomendar esta página via e-mail: