Disciplina - Cinema

Guerra de Canudos

Autora: Rosenilda Aparecida Farias
Instituição: Escola Estadual Farol do Oeste
Município / Estado: Farol do Oeste - Paraná
Conteúdo: Guerra de Canudos
Série:

Introdução

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final do Curso: Apoio Ao Uso Dos Recursos do Portal Dia-a-Dia Educação Na Prática Pedagógica, orientação da docente Edilaine de Oliveira Santos CRTE - Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do NRE - Núcleo Regional de Educação Campo Mourão - PrResumo: Em 1893, Antônio Conselheiro e sua gente estabeleceram -se no sertão baiano, às margens do rio Vaza – Barris, nas terras de uma antiga fazenda chamada Canudos, ali começaram construir um povoado, que inicialmente foi chamado de Belo Monte e depois de Canudos.

Objetivo

Entender a formação de Canudos e porque o povoado de Belo Monte era uma ameaça ao poder do Estado.

Justificativa

Abordar Canudos como forma de resistência sertaneja na República Velha, e a influência de Antônio Conselheiro como líder de um povo.

Procedimentos metodológicos

Investigar as ideias prévias que os alunos possuem sobre a guerra de Canudos.
Apresentar os vídeos e trechos de filmes retirados do Portal Dia-a-dia educação.
Guerra de Canudos,  Antônio Conselheiro (Parte 1), este filme foi baseado no episódio vividos na região do arraial de Belo Monte, onde os moradores do povoado seguiam as ordens de Antônio Conselheiro. Belo Monte foi atacado por três vezes, nenhum deles foi suficiente para vencer os soldados de Antônio Conselheiro, apenas o quarto ataque colocou Belo Monte no chão. Nesse trecho, Antônio Conselheiro reúne os moradores de Belo Monte e revela suas profecias a respeito do futuro do povoado.
Guerra de Canudos, Antônio Conselheiro (Parte 2), neste trecho Antônio Conselheiro fala sobre a República, incentivando ao não pagamento de impostos cobrados por funcionários do governo brasileiro.


Recursos do Portal - Trechos de filmes

Guerra de Canudos - Antonio Conselheiro

Guerra de Canudos - contra a República


Em dupla, os alunos deverão elaborar um livro de histórias em quadrinhos sobre Canudos, que serão expostos em painéis para a comunidade escolar.


Avaliação

A avaliação dar- se- á de forma processual, continuada e diagnóstica ocorrendo durante o processo de ensino e aprendizagem, verificando o entendimento dos alunos sobre a formação de Canudos. O desenvolvimento dos mesmos ao produzir o material de Histórias em quadrinhos relacionando aos vídeos utilizados, observando a coerência, a clareza em relação aos objetivos, verificando as ideias históricas produzidas pelos alunos antes e depois da intervenção pedagógica.


Referências

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História. Sociedade & Cidadania. 9º ano. São Paulo: FTD, 2009, (coleção História – Sociedade & Cidadania).
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