Disciplina - Cinema

Arte e Mídia

Capa do livro Arte e mídia, de Arlindo MachadoMACHADO, A.
2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.

A obra Arte e Mídia, do pesquisador Arlindo Machado, aborda as questões relacionadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação para a produção de arte. O livro é pequeno, tem linguagem acessível e traz, entre outros assuntos, o conceito da modalidade Artemídia e reflexões críticas sobre o tema.

Machado diz que (2008, p.17): "O desafio da artemídia não está portanto, na mera apologia ingênua das atuais possibilidades de criação. A artemídia deve, pelo contrário, traçar uma diferença nítida entre o que é, de um lado, a produção industrial de estímulos agradáveis para as mídias de massa e, de outro, a busca de uma ética e estética para era eletrônica."

O autor também traz distinções entre os termos “arte tecnológica”, “arte e tecnologia”, “artes eletrônicas”, “arte-comunicacional”, “poéticas tecnológicas” etc. Para ele, o termo “artemídia” engloba e extrapola essas expressões. Vale a pena conhecer a obra e refletir sobre os processos educativos artísticos contemporâneos mediados pelas tecnologias.

Sugestão: É possível encontrar outro texto do autor sobre a mesma temática disponível na internet:

MACHADO, Arlindo Arte e Mídia: aproximações e distinções. Galáxia: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP , v. 2, n. 4 (2002), p.19-32. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/galaxia/article/view/1309/1079
Recomendar esta página via e-mail: