Disciplina - Cinema

Filmes & Educação

22/07/2015

Mostra traz Fellini, Godard e Truffaut

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 28 a 30, às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “O cinema visto pelo cinema”. Antes de cada exibição um integrante do Grupo de Pesquisa Cinecriare - Cinema, Criação e Reflexão, da FAP/Unespar, fará uma introdução ao filme, comentando a abordagem que a obra faz dos processos de realização cinematográfica, um dos focos principais das atividades do grupo. A entrada é gratuita.

A mostra apresenta três filmes de grandes diretores que abordam o próprio universo do cinema. No primeiro dia (28) será exibido "A Noite Americana", de François Truffaut, e comentado por Cynthia Schneider. Com toques autobiográficos, o filme detalha o processo de realização de um filme rodado em estúdio, com o próprio Truffaut interpretando o diretor.

Na segunda noite (29), Cristiane Wosniak fará uma introdução ao clássico "8 1/2", de Federico Fellini, que mostra um diretor de cinema em crise em meio à realização de um novo filme.

Para encerrar o evento (30), Eduardo Baggio fala sobre o longa "O Desprezo", de Jean-Luc Godard, que aborda o dilema de um roteirista dividido entre os conflitos de uma relação amorosa e as dificuldades da realização de um filme a partir da Odisseia de Homero.

Os participantes que se inscreverem no dia da abertura e frequentarem as três sessões receberão certificado de participação assinado pelo MIS-PR e pelo Cinecriare.

Confira a programação:

Dia 28 (terça-feira).

“A Noite Americana", de François Truffaut

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 29 (quarta-feira).

“8 1/2", de Federico Fellini

Classificação indicativa: 12 anos

Dia 30 (quinta-feira).

“O Desprezo", de Jean-Luc Godard

Classificação indicativa: 14 anos


Serviço: Mostra “O cinema visto pelo cinema”.

Data: 28 a 30.

Horário: 19h30.

Local: Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura).

Rua Cruz Machado, 138 – Centro - Curitiba-PR.

Mais informações: (41) 3321- 4729.

Entrada Franca.

Notícia retirada do site https://www.bemparana.com.br/ . Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.