Disciplina - Cinema

História do cinema paranaense

Para conhecer mais sobre o período (época) em questão, clique no ícone ao lado do título.

1ª ÉPOCA 1897 - 1930  Ícone Saiba Mais

Período que compreende as primeiras exibições rudimentares cinematográficas em Curitiba, as primeiras filmagens com Anníbal Requião até a realização de “Pátria Redimida”, de João Baptista Groff, o mais importante filme do cinema paranaense antigo.

2ª ÉPOCA 1931 - 1968 Ícone Saiba Mais

Essa segunda fase é marcada por forte interferência governamental, com os cinejornais estatais. Produção do filme “Os índios Xetás na serra dos dourados”, por Wladimir Kosak e, no final da década de 60, o primeiro longa-metragem com Sylvio Back, “Lance Maior”.

3ª ÉPOCA 1969 - 1991  Ícone Saiba Mais

Marcada pela produção alternativa, o movimento superoitista e depois a entrada do vídeo. O barateamento dos custos e a facilidade de manuseio fez com que aumentasse o número de produções em todo o Estado.

4ª ÉPOCA 1992 - 2002  Ícone Saiba Mais

Em 1992 foi criada a Associação de Cinema e Vídeo de Curitiba (Avec). No contexto nacional, esse período é chamado de retomada do cinema brasileiro, com o filme “Cidade de Deus” como divisor de águas. E no Paraná, é apontado o documentário de Fernando Severo, “Visionários”. O Paraná começa a produzir com as novas leis de incentivo. A Lei de Incentivo ao Audiovisual (1993), a Lei Rouanet e a Lei Municipal de Incentivo à Cultural de Curitiba.

5ª ÉPOCA 2003 -
  Ícone Saiba Mais

Entrada do cinema digital. Aumento de curtas-metragens de enredo do que documentários e vários longas-metragens estão sendo realizados.

Obs.: a partir das fases apontadas por Alvetti, relatamos as épocas com o ponto de vista de outros pesquisadores, como Francisco Alves Santos, Gisele Maria Lozza Carvalho, Wânia Savazzi, Patrícia Maria Meirelles Nasser e Solange Stecz.

Fonte: STECZ, S.
Recomendar esta página via e-mail: